Toma posse os novos Preceptores do Núcleo Alfa
"LUZ PIONEIRA DE PALMAS"
"LUZ PIONEIRA DE PALMAS"
Na manhã do dia 11 de novembro, na sede da Augusta e Respeitável Loja Simbólica LUZ PIONEIRA DE PALMAS nº 2590, ocorreu a posse dos novos Preceptores do Núcleo Alfa "LUZ PIONEIRA DE PALMAS".
O Ato solene de Compromisso foi presidido pelo Venerável Mestre Irmão Everton Kleber Teixeira Nunes, e foi prestigiado pelo Irmão Roger Andrigo Buso Rodrigues, que até então exercia a função de Preceptor, como também por um número expressivo de maçons e apejotistas.
O compromisso de desenvolver com zelo e dedicação este papel foi firmado pelos seguintes Irmãos: FABIANO SILVA DO NASCIMENTO, FERNANDO RODRIGO NESI ROSSI, ANDRÉS GUSTAVO SÁNCHEZ ESTEVA, e, NELSON BRITO DE SENA.
O Grande Oriente do Brasil criou a APJ/GOB com o objetivo primordial de que os Núcleos desenvolvam atividades que proporcionem ao jovem uma construção e desenvolvimento de características nobres, tais como o Patriotismo e a Fraternidade e um Ideal de Honradez e Virtude. Este jovem poderá assumir com mais segurança papéis construtivos na sociedade e ter uma consciência crítica sobre a realidade que o cerca.
Nessa tarefa, como elo entre as Lojas Maçônicas, que são as mantenedoras, e os Núcleos, temos a figura dos Preceptores, que são os adultos responsáveis pelas atividades do Núcleo, este cargo pode ser ocupado por Tios Maçons, Tias e Apejotistas Conciliators, de acordo com o Regulamento Geral da APJ/GOB.
O Preceptores tem como atribuição: desenvolver procedimentos necessários à formação e crescimento do Núcleo e da APJ; orientar, acompanhar e assistir todas as atividades do Núcleo sob sua responsabilidade, desde o planejamento até a avaliação; assegurar o fiel cumprimento do Regulamento Geral da APJ/GOB e das demais normas do Núcleo, Conselho Estadual e Nacional da APJ; fazer a ligação do Núcleo com todos os setores maçônicos da Loja a que estiverem vinculados; assistir e orientar os jovens do Núcleo, em grupo ou individualmente, para a solução dos problemas que surgirem, inclusive de ordem particular; envolver os pais em formas cooperativas de formação e aprimoramento dos jovens; e, administrar os conflitos surgidos no Núcleo ou entre Núcleos, com especial atenção para os casos de choque de lideranças.
Fonte: http://www.luzpioneiradepalmas.com.br/pt/