menu

terça-feira, 6 de novembro de 2012

2ª Entrevista: Dileto primo Felipe Oliveira


Dileto Primo Felipe Oliveira
Membro do Núcleo Alfa Silvio Cola nº. 69
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo
Meios Virtuais de Contato
e-mail: felipedm_vix@hotmail.com
Facebook: Felipe Peixe





Dileto primo, quais suas principais características?
Acredito ter como características a comunicação, a criatividade, a força de vontade.


Com quais atividades você ocupa seu tempo?
Além de sempre estar lendo alguma coisa, pratico tênis frequentemente e não abro mão de um poker. 


Em que momento você conheceu a APJ/GOB e quais foram suas primeiras impressões?
Conheci despretensiosamentea APJ no sul do Espírito Santo, mais exatamente em Guaçuí, no Núcleo Alfa "Laelso Rodrigues" nº 65, onde fui muito bem recebido. Estava em um evento Demolay na cidade vizinha juntamente com o primo/irmão Rodrigo Salimena. Recebemos um convite para visita no Núcleo e fomos. Confesso que achei a APJ no começo um pouco tímida, mas ao mesmo tempo bem interessante! E a partir deste momento, me envolvi e não parei mais.


O que gostaria que todos soubessem sobre sua trajetória apejotista?
Difícil resumir em poucas linhas. Mas que sou muito feliz na APJ há 08 anos e que conheci pessoas maravilhosas e inesquecíveis. Está sendo uma trajetória marcada por muita alegria e dedicação. Por não ter meus pais ligados à maçonaria o empenho sempre foi redobrado. São vários Apejotistas, Tios e Tias que me ensinaram MUITO no decorrer dos anos e foram sem dúvidas protagonistas desta minha caminhada, e que devo a cada um que me incentivou de alguma forma ou me deu a oportunidade para colocar em prática o pouco do meu conhecimento e experiência.




Em sua opinião, como os Maçons podem trabalhar em prol da APJ/GOB?
A priori, é necessária a divulgação expressiva da APJ nas Lojas do GOB em todo Brasil. Acredito que o 1º passo é que a APJ seja conhecida, sendo fundamental o trabalho destes maçons nas lojas, assim como nos meios de comunicação do Grande Oriente, seja por sites, jornais da maçonaria, entre outros veículos. Quando a grande maioria dos maçons conhecer a APJ, teremos ainda mais apoio do que já temos e consequentemente mais Núcleos fundados em todo país.


Conte-nos um momento marcante que presenciou na APJ/GOB.
Sem dúvida vários momentos marcaram. Mas um dos momentos marcantes que posso contar nesta oportunidade, foi quando recebi uma placa de homenagem do GOB/DF do “Mérito Nacional Apejotista” na reunião do Conselho Estadual/ES. Foi emocionante receber da mão do Diretor Executivo Estadual, Tio Jorge Luiz Soares, este diploma.


Como a APJ/GOB pode contribuir para o crescimento da juventude?
Acredito que promovendo intercâmbios na forma dos Encontros Estaduais, a participação ativa dos Apejotistas nos futuros projetos da Subcomissão de Filantropia, aprofundando debates com temas atuais nos Fóruns dos eventos realizados, entre outras ações e projetos. 


Dileto primo, nos mostre uma foto que, para você, possa simbolizar a APJ/GOB.




Dileto primo, nos conte algum ponto da administração de nossa APJ/GOB que, para você, pode ser melhorado.
Um dos pontos a ser melhorado seria a questão da comunicação. Acredito que está tudo muito restrito ao e-mail “apj@gob.org.br” . Poderia haver ramificações neste sentido a depender de determinados assuntos ou até mesmo canais diferenciados para reclamações, melhorias, sugestões, saneamento de dúvidas dos apejotistas, dos Núcleos, Conselhos, etc. A participação do apejotista deveria ir além das redes sociais, do ENAD e do ENAPJ.  Algo mais formal que abranja essa carência que a meu ver existe e pode ser desenvolvido para melhorar.


O que você espera da APJ/GOB para os próximos anos?
Evolução e amadurecimento. Vejo muitos apejotistas que realmente se interessam em trabalhar pela APJ e com ideias brilhantes. Todavia a contrario sensu, percebo também uma carência de informação e o desconhecimento de questões básicas da própria APJ pelos seus membros. Mas estou bastante otimista.


Que mensagem gostaria de deixar aos Apejotistas, Preceptores, Tios e Tias que estão lendo esta entrevista ?
Gostaria de dizer que foi uma honra ter sido chamado para esta entrevista. E desde já deixo o convite para que venham conhecer a cidade de Vitória no Espírito Santo. Temos 05 núcleos ativos de norte a sul do Estado esperando sua visita! Um abraço a todos. Tudo pela APJ e pela pátria! SFA.




_________________________________


Dileto Primo Felipe,

                       A Subcomissão Estadual de Imprensa & Marketing da APJ/GOB-TO o agradece pela entrevista.