menu

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Como funciona a APJ/GOB - Tocantins?




                         Atualmente a APJ/GOB - Tocantins funciona de acordo com uma organização administrativa muito interessante e inovadora em certos pontos, que tem por objetivo primordial desenvolver atividades que integrem ao máximo todos os Núcleos Alfa do estado.

                            É interessante notar que durante o período entre a 1ª Reunião do Conselho Estadual, em Junho/2011, até a 2ª Reunião do Conselho Estadual, em Julho/2012, pode-se afirmar que este órgão ficou inativo, e por um motivo bem simples: ninguém sabia ao certo como ele funciona, os Conselheiros Estaduais não sabiam o que fazer.

                             Entretanto, tudo mudou durante a 2ª Reunião do Conselho Estadual, haja vista terem surgido duas ideias que iniciaram o processo de organização da APJ/GOB - Tocantins, quais sejam, foram criadas as Subcomissões Estaduais e a Causa Estadual, assim, por meio desta divisão interna em Subcomissões os Conselheiros Estaduais passaram a ter funções e objetivos definidos, e as atividades filantrópicas a serem orientadas pelo tema da Causa Estadual, em resumo cita-se: 

Subcomissão Estadual de Filantropia - os seus membros trabalham para o desenvolvimento  de ao menos uma filantropia estadual por semestre, que una os Apejotistas e Preceptores em um mesmo foco. 

Atividades Realizadas - com a Causa Estadual "Envelhecer com Dignidade" foi feito um trabalho de panfletagem, divulgação na internet e exposições em escolas sobre a importância dos idosos na sociedade, e também foi lançado o projeto "1º de Outubro - Dia Nacional e Internacional do Idoso", em que os Núcleos foram orientados a visitarem abrigos de idosos. 


Subcomissão Estadual Administrativa - seus componentes tem a função cadastrar online todos os Núcleos, Apejotistas e Preceptores do estado.

Atividades Realizadas - por meio de um programa da internet foram disponibilizadas Fichas Online, então o objetivo de cadastrar os membros da APJ/GOB-TO foi atingido, atualmente basta acompanhar os Núcleos, para que à medida das Admissões sejam realizados novos cadastros, e em caso de alteração de dados é só alterar o respectivo cadastro.
Agora os membros da Subcomissão Administrativa analisam, entre outros projetos, a possibilidade de criar um "Agenda Estadual" com alguns dados dos Apejotistas Tocantinenses. 


Subcomissão Estadual de Imprensa & Marketing - objetiva divulgar na internet as notícias de todos os Núcleos do Tocantins, entrevistar Apejotistas, tios e tias, elaborar folders e vídeos explicativos sobre a APJ/GOB.

Atividades Realizadas - devido o grande volume de trabalhos esta Subcomissão está atingindo seus objetivos aos poucos, inicialmente foi criado o blog da APJ-TO, com um conteúdo bem interessante sobre a Ação Paramaçônica Juvenil, em seguida começamos o processo de entrevistas, desta forma, a partir do momento em que estabilizarmos o trabalho de atualizar o blog e as entrevistas, começaremos o processo de criação dos folders e vídeos explicativos, os quais serão divulgados em sites como facebook e youtube.


                               Neste passo, durante o IV ENCOE - Encontro do Conselho Estadual (presencial) tivemos outro grande avanço, aprovamos o Regulamento Interno do Conselho Estadual - APJ/GOB-TO, o qual define pontos muito importantes para nossa organização, por exemplo:


EAPJ-TO - Encontros Estaduais - definiu-se que são realizados 1 vez ao ano, durante o mês de outubro, e o Núcleo anfitrião é escolhido mediante sorteio.

ENCOE-TO - Encontros do Conselho Estadual - ocorrem de maneira presencial, no mínimo, 2 vezes por ano, a primeira no mês de março, e a segunda no mês de outubro, paralelo ao Encontro Estadual; e também há reuniões virtuais a cada 4 semanas.

Metas do Conselho Estadual - estes são objetivos que os Núcleos devem debater para que tenham um melhor desempenho, em um primeiro momento o Conselho Estadual analisa o assunto, desenvolve algumas ideias e então passa para os Núcleos.

Atualmente temos 2 Metas do Conselho, quais sejam:
1ª Meta - Discutir com os Núcleos maneiras de conseguirmos mais Aspirantes.
2ª Meta - Orientar os Núcleos para que as relações com a Loja sejam intensificadas.

                                 E agora o Concilium - Tocantins iniciou suas atividades, com a finalidade de orientar e auxiliar o desenvolvimento do Conselho Estadual .


                                   Como escrito no início, o objetivo primordial do Conselho é desenvolver atividades que integrem ao máximo todos os Núcleos Alfa do estado, desta forma colocamos em prática uma APJ/GOB baseada no seguinte:


Subcomissões Estaduais

Causa Estadual

Encontros Estaduais

Encontros do Conselho Estadual

Metas do Conselho Estadual

Concilium 


                                             

Horácio Rodrigues de Toledo
Maçom
Fraternidade Acadêmica Avá-Canoeiro nº. 4.115
Apejotista Conciliator
Núcleo Alfa Fraternidade e Justiça de Gurupi
Gurupi - Tocantins 

_____________________________________________


                                     Este texto também está na seção "Trabalhos dos Apejotistas":
http://apj-to.blogspot.com.br/p/trabalhos-dos-apejotistas.html




Subcomissão Estadual de Imprensa & Marketing 
Conselho Estadual da APJ/GOB - Tocantins