A Ação Paramaçônica Juvenil tem se desenvolvido de maneira brilhante nestas últimas décadas em relação às questões litúrgicas e a organização administrativa.
O Grande Oriente do Brasil criou a APJ/GOB com o objetivo primordial de que os Núcleos desenvolvam atividades que proporcionem ao jovem uma construção e desenvolvimento de características nobres, tais como o Patriotismo e a Fraternidade, para que torne-se, assim como escrito no Dijé, um Lumen Probitatis et Virtutis (ou seja, um Ideal de Honradez e Virtude) e possa assumir com mais segurança papéis construtivos na sociedade e ter uma consciência crítica sobre a realidade que o cerca. Este objetivo tem de ser compartilhado com mais jovens.
1. O Venerável Mestre designa um Preceptor e uma Preceptora.
2. O Preceptor e a Preceptora reúnem a Família Maçônica, inclusive as filhas e os filhos de Maçons e outros jovens de bons costumes e fala sobre a APJ/GOB.
2.1. Se precisar, telefone para o Diretor Executivo Estadual e solicite informações.
3. Sobrinhos e netos de Maçons e outros jovens de bons costumes, estudantes e amigos dos jovens podem ser convidados.
4. O Preceptor e a Preceptora entrevistam e selecionam 5 ou mais jovens Aspirantes, que passarão a colaborar nas entrevistas dos demais membros, objetivando a formação do Núcleo Apejotista.
4.1. Todos os jovens ingressarão na APJ/GOB mediante entrevista.
5. Feito isso, os Preceptores deverão acertar o dia, horário e local das reuniões. Da primeira reunião administrativa deve constar em Ata os seguintes itens: nome da(s) Loja(s) mantenedora(s), nome do Núcleo, listagem dos jovens Aspirantes, dia, horário e local de funcionamento. A Cerimônia de fundação deve ser realizada na Sala Arquétipa (Templo).
5.1. Os Aspirantes entrevistados e aceitos elegem a primeira Diretoria e o Conselho Fiscal. A competência dos Preceptores está no artigo 44 do Regulamento Geral.
6. Exemplos de como pode ser constituído o nome do Núcleo Alfa.
6.1. Pode ser o nome da Loja fundadora ou se forem muitas Lojas pode-se dar um nome semelhante aos seguintes:
• Núcleo Alfa DEFENSORES DO BRASIL – APJ/GOB,
• Núcleo Alfa ORDEM E PROGRESSO – APJ/GOB,
• Núcleo Alfa OCTACÍLIO CAMARÁ – APJ/GOB, etc.
(Obs.: deve-se evitar o nome de pessoas vivas)
6.2. Eleja a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal. Os cargos são os seguintes:
• Ductor (Presidente)
• Nomenclator (Vice-Presidente)
• Escriba (Secretário)
• Coletor (Tesoureiro)
• Conselho Fiscal (três membros)
6.3. Os demais cargos são nomeados por ato do Ductor, consultando-se os membros da APJ, eles são: Preletor, Núncio, Arauto, Guardião, Regente, e os Diretores de Comissões.
7. Marque o dia de fundação e convide a família maçônica de sua cidade e amigos, autoridades etc. preencha o modelo de ATA de fundação existente, preencha também a ficha dos Apejotistas (para ser feita a carteira de identificação).
8. Importante: não há taxa para ingresso, nem mensalidades; os recursos da APJ devem ser adquiridos da seguinte forma: promoções de almoço, festival de sorvete, peças teatrais, shows, confecção de flâmulas, passeios, doações e eventos em geral.
9. Fundado o Núcleo da APJ/GOB, serão remetidos ao Diretor Executivo Estadual ou Distrital, os seguintes documentos:
• Ata de Fundação;
• Nome do Núcleo e da Loja;
• Relação de Apejotistas por faixas etárias;
• Ficha Individual do Apejotista, esta para elaboração da Carteira de Identificação;
• Modelo de Entrevista.
9.1. Não é necessário enviar fotografias dos Apejotistas.
10. O Diretor Executivo encaminhará ao Conselho Nacional os dados do Núcleo, nome da Loja ou Lojas mantenedoras, relação dos Apejotistas por faixa etária acompanhada das fichas individuais. O Conselho Nacional providenciará a remessa da CARTA DE REGISTRO E RECONHECIMENTO e o DIPLOMA GUARDIÃ DA PÁTRIA.
Fonte: Manual Apejotista, 1ª Edição, Março de 2012, pág. 82, 89 e 90