menu

Trabalhos dos Apejotistas



Diletos Amigos,

                        Este é um espaço destinado a publicação de trabalhos relacionados a nossa APJ/GOB, como meio de incentivar a criação de materiais e aprofundar os conhecimentos sobre nossa história, estrutura, princípios fraternos e patriotas.

_________________________________________________________


2012. Como forma de comemorar o Dia do Apejotista (15 de Abril) o Dileto Primo Matheus Pessoa e a Dileta Prima Maiara Pessoa redigiram o seguinte texto:



Desde o momento em que pisamos pela primeira vez no templo para sermos admitidos na APJ, nunca saímos de uma reunião do mesmo jeito que entramos, sempre aprendemos coisas novas e trabalhamos para fazer uma sociedade melhor. Temos vínculos muito fortes com a APJ, para nós, ser Apejotista é dar valor ao trabalho de outras pessoas, é ser valorizado da mesma forma com que todos são valorizados, é ter sempre com quem contar, nas horas boas ou ruins.

Nunca passamos um dia desde nossa admissão em que não chegamos a conclusão:´´foi um dos melhores dias da nossa vida``.Desde então, procuramos dar o melhor de nós para que tudo funcione com ordem e disciplina, sabemos que podemos contar com o apoio de nossos queridos primos para tudo que nós fizermos em vista da APJ.

Ser apejotista para nós, é também, ser patriota, nos momentos de paz e de guerra, sempre somos muito rígidos com os demais apejotistas quanto à questão de postura e disciplina na hora de cantar o hino, na nossa opinião, isso é uma questão de cultura, e na APJ aprendemos a respeitar nossa pátria e seus baluartes. A APJ faz parte da nossa vida, vivemos e respiramos a APJ pois, para nós, temos um dever para com a nossa Pátria, e através da APJ é a melhor maneira de cumprí-lo.

Na APJ nós aprendemos a ser compreensivos, a respeitar e ajudar o próximo como se fossemos nós mesmos. Recebemos lições que levaremos para o resto de nossas vidas. Sempre ficamos anciosos e nervosos na hora da admissão, pois nós não conhecemos as pessoas com que vamos trabalhar, mas no momento em que os conhecemos vemos que não é do modo que pensavamos, todos são muito unidos, tem um laço de amizade e companheirismo muito forte entre os primos e tios, pois estão sempre nos ajudando e dando conselhos sábios.

Para nós apejotistas, fazer parte dessa família não é uma coisa simples, mas é parte importante de nossa história de vida, e iremos permanecer fiéis a Pátria e a APJ sempre, pois essa é a nossa família, e a família nós defendemos e cuidamos com carinho e gratidão, agradecemos a todos que seguiram conosco durante esta jornada, sempre ajudando, portanto, temos o orgulhos em dizer: somos APEJOTISTAS.


Matheus Pessoa (14 anos) e Maiara Pessoa (11 anos).
Núcleo Alfa Luz Pioneira de Palmas.
Palmas - TO.
Trabalho: Dia do Apejotista 15 de Abril




_________________________________________________________




                           Para divulgar um pouco mais a história da APJ/GOB, os Diletos primos Horácio Toledo e Daniel Barros de Oliveira, membros do Núcleo Alfa Fraternidade e Justiça de Gurupi, Gurupi-TO, criaram o seguinte FOLDER.







_________________________________________________________



A COOPTAÇÃO ELEITORAL COMO FATOR DE PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA

“O homem é um animal político” (Aristóteles)

A citação aristotélica que encabeça estas linhas reflete a condição do homem em relação à sua característica social mais marcante: a de se agremiar no intuito de buscar no outro a sabedoria necessária à complementação da própria, para desta maneira promover um meio de melhor convívio social.  Desde os primórdios é notada a característica cooperativista inerente à natureza humana, facilmente observada na busca do homem por uma vida em sociedade, seja ela baseada em laços consangüíneos, afetivos, ou contratuais.

            A consolidação dos princípios norteadores do Estado visa, de forma mais elaborada, atender às mesmas necessidades do homem primitivo, quando este buscava refúgio no seio de sua célula familiar, embora o faça de forma mais organizada e abrangente. Tal como a figura patriarcal representava uma liderança no âmbito familiar, o soberano do Estado, segundo a teoria contratualista, regula parte dos direitos dos quais o povo abriu mão em favor da coletividade, para que esta se desenvolva de forma plena.

            Trazendo a discussão aos dias atuais e à realidade pátria, onde os cidadãos gozam da faculdade de eleger de forma democrática seu soberano, torna-se relevante pontuar a importância da cooptação, da cooperação, do eleitorado em prol de um interesse maior. A realidade contemporânea nos trás um panorama preocupante, já que as mazelas de nossos representantes, muitas vezes, acabam por fazer com que o povo tire de seu foco de interesse a realidade política, o que provoca um profundo dano às noções inerentes à política, no sentido puro da palavra.

            O desinteresse do eleitorado faz com que pessoas desprovidas das qualidades morais razoáveis ao exercício de determinado cargo público voltem a ocupá-lo. É esse o foco da discussão, conscientizar o eleitorado da importância da militância política para concretização da mudança que todos esperamos, uma mudança que seja em favor do povo e que promova o pleno gozo dos direitos fundamentais garantidos pela Magna Carta.

            Devemos ver nos escândalos políticos um exemplo. Sim, um exemplo. Um exemplo de prática a ser abolida de nosso cotidiano. Temos de enxergar a política tal como fazia Ruy Barbosa, que a descreveu como “a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis”.  Para que a politicalha, definida pelo mesmo autor como “a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais” se transforme na mais pura política, precisamos passar de meros espectadores a agentes transformadores de nossa realidade, usando o voto como arma contra os abusos cometidos contra a “res publica”.


Rafael Fernandes Mussi 
Frater-Apejotista
Ex-Ductor do Núcleo Alfa Paz e Amor - Ipameri, Goiás
Conselheiro Nacional da Ação Paramaçônica Juvenil/GOB
Servidor da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.



_________________________________________________________


Como funciona a APJ/GOB - Tocantins?




                         Atualmente a APJ/GOB - Tocantins funciona de acordo com uma organização administrativa muito interessante e inovadora em certos pontos, que tem por objetivo primordial desenvolver atividades que integrem ao máximo todos os Núcleos Alfa do estado.

                            É interessante notar que durante o período entre a 1ª Reunião do Conselho Estadual, em Junho/2011, até a 2ª Reunião do Conselho Estadual, em Julho/2012, pode-se afirmar que este órgão ficou inativo, e por um motivo bem simples: ninguém sabia ao certo como ele funciona, os Conselheiros Estaduais não sabiam o que fazer.

                             Entretanto, tudo mudou durante a 2ª Reunião do Conselho Estadual, haja vista terem surgido duas ideias que iniciaram o processo de organização da APJ/GOB - Tocantins, quais sejam, foram criadas as Subcomissões Estaduais e a Causa Estadual, assim, por meio desta divisão interna em Subcomissões os Conselheiros Estaduais passaram a ter funções e objetivos definidos, e as atividades filantrópicas a serem orientadas pelo tema da Causa Estadual, em resumo cita-se: 

Subcomissão Estadual de Filantropia - os seus membros trabalham para o desenvolvimento  de ao menos uma filantropia estadual por semestre, que una os Apejotistas e Preceptores em um mesmo foco. 

Atividades Realizadas - com a Causa Estadual "Envelhecer com Dignidade" foi feito um trabalho de panfletagem, divulgação na internet e exposições em escolas sobre a importância dos idosos na sociedade, e também foi lançado o projeto "1º de Outubro - Dia Nacional e Internacional do Idoso", em que os Núcleos foram orientados a visitarem abrigos de idosos. 


Subcomissão Estadual Administrativa - seus componentes tem a função cadastrar online todos os Núcleos, Apejotistas e Preceptores do estado.

Atividades Realizadas - por meio de um programa da internet foram disponibilizadas Fichas Online, então o objetivo de cadastrar os membros da APJ/GOB-TO foi atingido, atualmente basta acompanhar os Núcleos, para que, à medida das Admissões sejam realizados novos cadastros, e em caso de alteração de dados é só alterar o respectivo cadastro.
Agora os membros da Subcomissão Administrativa analisam, entre outros projetos, a possibilidade de criar um "Agenda Estadual" com alguns dados dos Apejotistas Tocantinenses. 


Subcomissão Estadual de Imprensa & Marketing - objetiva divulgar as notícias de todos os Núcleos do Tocantins na internet, entrevistar Apejotistas, tios e tias, elaborar folders e vídeos explicativos sobre a APJ/GOB.

Atividades Realizadas - devido o grande volume de trabalho esta Subcomissão está atingindo seus objetivos aos poucos, inicialmente foi criado o blog da APJ-TO, com um conteúdo bem interessante sobre a Ação Paramaçônica Juvenil, em seguida começamos o processo de entrevistas, desta forma, a partir do momento em que estabilizarmos o trabalho de atualizar o blog e as entrevistas, começaremos o processo de criação dos folders e vídeos explicativos, os quais serão divulgados em sites como facebook e youtube.


                               Neste passo, durante o IV ENCOE - Encontro do Conselho Estadual (presencial) tivemos outro grande avanço, aprovamos o Regulamento Interno do Conselho Estadual - APJ/GOB-TO, o qual define pontos muito importantes para nossa organização, por exemplo:


EAPJ-TO - Encontros Estaduais - definiu-se que são realizados 1 vez ao ano, durante o mês de outubro, e o Núcleo anfitrião é escolhido mediante sorteio.

ENCOE-TO - Encontros do Conselho Estadual - ocorrem de maneira presencial, no mínimo, 2 vezes por ano, a primeira no mês de março, e a segunda no mês de outubro, paralelo ao Encontro Estadual. E também há reuniões virtuais a cada 4 semanas.

Metas do Conselho Estadual - estes são objetivos que os Núcleos devem debater para que tenham um melhor desempenho, em um primeiro momento o Conselho Estadual analisa o assunto, desenvolve algumas ideias e então passa para os Núcleos.

Atualmente temos 2 Metas do Conselho, quais sejam:
1ª Meta - Discutir com os Núcleos maneiras de conseguirmos mais Aspirantes.
2ª Meta - Orientar os Núcleos para que as relações com a Loja sejam intensificadas.

                                 E agora o Concilium - Tocantins iniciou suas atividades, com a finalidade de orientar e auxiliar o desenvolvimento do Conselho Estadual .


                                   Como escrito no início, o objetivo primordial do Conselho é desenvolver atividades que integrem ao máximo todos os Núcleos Alfa do estado, desta forma colocamos em prática uma APJ/GOB baseada no seguinte:


Subcomissões Estaduais

Causa Estadual

Encontros Estaduais

Encontros do Conselho Estadual

Metas do Conselho Estadual

Concilium 


                                             

Horácio Rodrigues de Toledo
Maçom
A.:R.:L.:S.: Fraternidade Acadêmica Avá-Canoeiro nº. 4.115
Apejotista Conciliator
Núcleo Alfa Fraternidade e Justiça de Gurupi
Gurupi - Tocantins 

                                          

_________________________________________________________


                               Hino Apejotista, vídeo elaborado pela Subcomissão de Imprensa & Marketing da APJ/GOB - Tocantins.







_________________________________________________________


                             Esta é uma homenagem aos Diletos Primos, Primas e Preceptores do Núcleo Alfa Fraternidade e Justiça de Gurupi, Gurupi - Tocantins, um pouco de suas aventuras nestes últimos 4 anos de existência da APJ/GOB na Capital da Amizade.
                                          
                                          Elaborado pela Subcomissão de Imprensa & Marketing da APJ/GOB - Tocantins.







_________________________________________________________



                                        Este é um outro vídeo desenvolvido pela Subcomissão de Imprensa & Marketing da APJ/GOB - Tocantins.








_________________________________________________________



                       Arte elaborada pelo Dileto Primo Gerson Ribeiro, membro do Núcleo Alfa Fraternidade e Justiça de Gurupi, Gurupi-TO.





________________________________________________________



                               Imagem criada pelo Dileto Primo Tárcio Luis, membro do Núcleo Alfa Colunas da Justiça (Araguaína/TO) e texto incluído pelo Dileto Tio Horácio Toledo, membro do Núcleo Alfa Fraternidade e Justiça de Gurupi e da ARLS Loja Simbólica Fraternidade Acadêmica Avá-Canoeiro nº. 4.115 (Gurupi/TO).






________________________________________________________





15 de Abril - Dia do Apejotista

Em 15 de Abril de 1983, o Grande Oriente do Brasil criou a APJ - Ação Paramaçônica Juvenil, uma instituição dedicada à formação da juventude e que preza pelos ideais do Patriotismo, Civismo e Fraternidade.

Neste ano de 2013, a APJ/GOB completa 30 Anos de pura brasilidade, sempre com seus incansáveis esforços em prol de tornar os Apejotistas mais conscientes sobre a realidade do nosso país e então possam trabalhar de maneira mais clara para solucionar os problemas da Nação, torná-la mais justa e perfeita.

Saudações Fraternas Apejotistas
pelo Trigésimo Aniversário da APJ/GOB

Selo Comemorativo
feito pelo Conselho Estadual
da APJ/GOB - Tocantins




________________________________________________________
Subcomissão Estadual de Imprensa & Marketing
Conselho Estadual
APJ/GOB - Tocantins