Diletos Primos, Primas e Preceptores,
Nesta página vamos compartilhar nossas experiências, propor ideias, sugestões de atividades que os Núcleos possam desenvolver.
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Crítica Literária de um Texto – como parte fundamental da preparação de um jovem para ser um cidadão consciente e crítico da realidade brasileira, torna-se relevante que saiba analisar as situações e construir uma conclusão à respeito:
1º Passo – escolha um texto, pode ser um tema da atualidade ou o trecho de um livro;
2º Passo – entregue para os participantes, preferencialmente na reunião anterior, para que eles tenham tempo suficiente para ler detalhadamente;
3º Passo – na reunião escolha a forma de apresentação, façam um debate sobre o tema, saibam os motivos que levaram cada um a chegar em tais conclusões.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 70.
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A História de sua Cidade e Estado – marque com seu Núcleo uma Sessão Litúrgica Cívica para que seja estudada a história de sua cidade ou estado, origem do nome, os pioneiros etc.:
Defina se convidarão uma palestrante ou se alguns Apejotistas estudarão o tema e o apresentarão.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 73.
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Caminhada – como forma de incentivar o esporte no Núcleo é interessante que após uma Sessão Ordinária os Apejotistas e Preceptores façam uma caminhada:
1º Passo – proponha a atividade a todos, para que eles possam ir à reunião com roupas adequadas;
2º Passo – elabore o percurso, normalmente algumas cidades têm espaços destinados especificamente para caminhadas. Não se esqueçam de levar água para hidratação.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 70.
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Um tour pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – como uma das funções da APJ/GOB refere-se a ajudar os jovens a entender a organização administrativa do Brasil, é interessante um passeio pelos prédios, por exemplo, da Prefeitura, da Câmara de Vereadores ou do Fórum, para que conheçam as instalações, os setores existentes e qual a responsabilidade de cada um.
1º Passo – defina qual Poder o Núcleo prefere conhecer, o Executivo, o Legislativo ou o Judiciário;
2º Passo – converse com o responsável pelo local a respeito do interesse dos Apejotistas e a possibilidade dessa visita acontecer, faça uma explicação sobre a APJ/GOB para ele;
3º Passo – durante a visita é interessante um guia para explicar o funcionamento dos setores.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 71.
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A Maçonaria e a Independência Brasileira – Diletos Apejotistas, a Maçonaria esteve presente em grandes momentos históricos do Brasil, então, com o objetivo de analisar esses momentos, torna-se interessante o Núcleo organize uma Sessão Litúrgica Cívica sobre o tema. Para a pesquisa, uma excelente obra que pode ser utilizada é: “História do Grande Oriente do Brasil”, escrita por José Castellani e William Almeida de Carvalho.
1º Passo – convide algum Tio Maçom ou Professor de História que possa esclarecer a relevância da Maçonaria para a Independência;
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 76.
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Vamos Plantar Árvores – atualmente faz-se necessária a conscientização sobre a importância do reflorestamento, desta forma, organize com seu Núcleo um dia para que todos possam plantar mudas:
1º Passo – vá até a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, normalmente eles possuem mudas para quem queira plantá-las, informe-se sobre uma área pública que precisa de árvores e consiga uma autorização para que a atividade seja feita neste local;
2º Passo – convide um professor de Biologia para que o mesmo os acompanhe e explique a maneira correta de se plantar uma muda, assim como a importância dela para o ecossistema.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 71.
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Debates sobre Temas Relevantes – Opinião Científica e Senso Comum – esta é uma atividade muito interessante e que pode ser realizada no Núcleo, refere-se a escolher determinado tema e então desenvolver nos membros uma análise crítica a respeito:
1º Passo - o Ductor ou o Preceptor aborda um tema relevante para a sociedade (Lei da Palmada, Aborto, Uso de Células Tronco etc.) e junto com ele, apresenta quatro opiniões: duas a favor, sendo uma científica e outra de senso comum, e duas contra, do mesmo modo;
2º Passo - após a leitura destas, o mediador do debate (Ductor ou Preceptor) começa a questionar os Apejotistas e Aspirantes sobre o tema, fomentando a discussão.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 72.
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Campanha de Conscientização – esta atividade pode ter inúmeras temáticas, tais como: Trânsito, Drogas, Direitos do Consumidor, Adquirir o Título Eleitoral, Voto Consciente, Proteção ao Meio Ambiente, entre outras:
1º Passo – defina o seu público alvo, e saiba onde encontrá-lo (Colégios, Faculdades etc.);
2º Passo – para maior amplitude analise a possibilidade de serem confeccionados folders e panfletos da campanha, utilizem programas locais de rádio e TV, assim como o jornal local.
3º Passo – busque apoio de instituições como o Ministério Público, PROCON, entre outras.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 70.
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Personalidades Históricas do Brasil – organizem uma Sessão Litúrgica Cívica para estudar um pouco da vida e feitos de brasileiros que ajudaram a mudar nosso País, um bom começo é com Olavo Bilac, patrono da APJ/GOB, e Rui Barbosa, um dos maiores juristas do Brasil, neste passo cita-se também: Tiradentes, José Bonifácio de Andrada e Silva, Gonçalves Ledo, e Deodoro da Fonseca.
Defina se convidarão uma palestrante ou se alguns Apejotistas estudarão o tema e o apresentarão.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 73.
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Visitem um Ponto Turístico da Cidade – diletos Apejotistas, tentem aproveitar o que a sua própria cidade oferece, nem todos possuem o privilégio de morar em um lugar que tenha lindas praias, construções, esculturas e paisagens.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 72.
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Dia de Jogos – como forma de proporcionar maior integração e entretenimento para os membros do Núcleo é interessante que seja organizado um dia exclusivo para usar vários jogos, como os clássicos de tabuleiro: damas, xadrez, Imagem & Ação, Banco Imobiliário, entre outros, assim como jogos de vídeo-games, por exemplo, futebol, corrida etc.
1º Passo – defina quais jogos serão utilizados no dia, para que seja proporcional a quantidade de participantes;
2º Passo – divida com os membros do Núcleo quem serão os responsáveis por conseguir os equipamentos necessários.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 72.
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Dia do Clube/ Praia – combine com os Preceptores, Apejotistas e Aspirantes, um dia para esta atividade, com direito a futebol e vôlei:
1º Passo – caso seja um clube verifique a possibilidade de todos irem, normalmente a entrada é restrita aos sócios, ou os que não o são devem pagar uma taxa;
2º Passo – levem seus próprios objetivos de lazer, como bolas e jogos;
3º Passo – Muito Importante – sempre deixe um Apejotista responsável pelos outros enquanto tomam banho na piscina/praia;
4º Passo – aproveitem a oportunidade e façam um churrasco.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 71.
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Acampamento / AcampaDentro – esta é uma excelente ideia para comemorar as atividades realizadas ao longo do semestre, pode ser o acampamento em uma fazenda, chácara, ou, de maneira mais prática, um AcampaDentro, ou seja, passar a noite no salão da Loja. O objetivo é pura diversão e integração entre todos:
1º Passo – defina o local, data e horário, assim como a alimentação, que pode ser cachorroquente, pizza, pipoca e muito refrigerante. Faça uma estimativa de gastos para que as despesas sejam repartidas entre todos;
2º Passo – defina quais atividades serão realizadas, por exemplo, músicas, clipes no data show, roda de violão, tênis de mesa, futebol, um filme durante a madrugada, entre outros.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 71.
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Dia do Profissional – As profissões são muito importantes para a sociedade e possuem uma data comemorativa específica, por exemplo, Jornalista (07/04), Policial Civil e Policial Militar (21/04), Trabalhador Rural (25/05), Advogado (11/08), Professor (15/10). Desta forma, torna-se interessante que seu Núcleo escolha uma destas classes profissionais para que seja homenageada em uma Sessão Litúrgica:
1º Passo – converse com o representante da classe, por exemplo, o Presidente da OAB de sua
cidade, o Delegado Regional, o Comandante do Batalhão... e diga o interesse do Núcleo Alfa
em relação a homenagear tais profissionais, que tanto engrandecem a sociedade;
2º Passo – peça ajuda deste representante para divulgar a Sessão, confeccionem convites e
entreguem pessoalmente a estes profissionais;
3º Passo – os Apejotistas devem preparar discursos para a homenagem;
4º Passo – organizem um pequeno lanche para ser servido após a reunião.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 74.
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Time do Núcleo – crie no Núcleo um time para determinada modalidade esportiva, como vôlei ou futsal, haja vista a prática esportiva ser incentivada no âmbito da APJ, depois vocês podem desafiar algum colégio para um jogo amistoso. Lembre-se que a saúde, alegria e experiências decorrentes do esporte são bem mais importantes do que vitórias ou derrotas:
1º Passo – de acordo com a realidade de seu Núcleo escolha se será montado um time masculino, feminino ou misto, assim como o esporte de maior aceitação por todos;
2º Passo – treinem ao menos um pouco;
3º Passo – conversem com o Diretor da escola que vocês pretendem desafiar, expliquem para ele os objetivos e princípios da APJ/GOB.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 72.
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História da APJ/GOB – como forma de instruir os Aspirantes quanto a história e desenvolvimento da instituição torna-se muito interessante uma exposição sobre este tema.
1º Passo – designar um Apejotista para que estude o assunto e o apresente. É recomendadíssima a utilização do livro “Projeto Maçônico do Século”, do Dileto Tio Adison do Amaral, Presidente de Honra da APJ/GOB.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 77.
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Dinâmica - “Concordo Discordo”
Materiais Necessários –
Cartões previamente elaborados que constem temas ou expressões que possam gerar polêmica, divergência de opiniões. Antes de começar a atividade somente o Coordenador pode saber quais são os temas
Exemplos – Habilitação de Trânsito aos 16 anos; Altíssimos Salários de Jogadores de Futebol; Aumento de Impostos para Jogos de Vídeo-Game, Assistencialismo Governamental etc.
Desenvolvimento –
1º Passo – o Coordenador divide o grupo em duplas o suficiente para os temas;
2º Passo – antes de entregar os temas o Coordenador vai escolher quem de cada dupla irá
Concordar e quem irá Discordar;
3º Passo – com os papéis dos temas dobrados o Coordenador irá embaralhá-los e pedir para que cada dupla escolha um papel;
4º Passo – será proporcionado um tempo suficiente para que os participantes possam analisar o tema;
5º Passo – cada dupla irá apresentar o tema, um abordará argumentos Favoráveis e o outro argumentos Contrários.
Objetivos –
Exercitar a comunicação e argumentação, assim como a criatividade e superação, haja vista que, se o participante tem uma convicção contrária e for escolhido para defender o tema, terá de se esforçar para desenvolver ideias interessantes.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 78.
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Materiais Necessários –
Cartões previamente elaborados que constem temas ou expressões que possam gerar polêmica, divergência de opiniões. Antes de começar a atividade somente o Coordenador pode saber quais são os temas
Exemplos – Habilitação de Trânsito aos 16 anos; Altíssimos Salários de Jogadores de Futebol; Aumento de Impostos para Jogos de Vídeo-Game, Assistencialismo Governamental etc.
Desenvolvimento –
1º Passo – o Coordenador divide o grupo em duplas o suficiente para os temas;
2º Passo – antes de entregar os temas o Coordenador vai escolher quem de cada dupla irá
Concordar e quem irá Discordar;
3º Passo – com os papéis dos temas dobrados o Coordenador irá embaralhá-los e pedir para que cada dupla escolha um papel;
4º Passo – será proporcionado um tempo suficiente para que os participantes possam analisar o tema;
5º Passo – cada dupla irá apresentar o tema, um abordará argumentos Favoráveis e o outro argumentos Contrários.
Objetivos –
Exercitar a comunicação e argumentação, assim como a criatividade e superação, haja vista que, se o participante tem uma convicção contrária e for escolhido para defender o tema, terá de se esforçar para desenvolver ideias interessantes.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 78.
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Dinâmica - “Meus cumprimentos, seja bem vindo!”
Materiais Necessários – caixa com uma cópia de cada tipo de cumprimento.
O Coordenador vai imprimir ou escrever em pequenos pedaços de papel os seguintes textos:
• Portugal e Espanha – Beijo em cada uma das faces.
• França – Dois beijos de cada lado da face.
• Dinamarca e Bélgica – Três beijos alternando as faces,
• Rússia e Palestina – Abraço muito apertado.
• Alemanha – Aperto de mão muito forte.
• Japão – Inclina-se para frente.
Os japoneses são muito reservados. Beijos em público são um tabu social, dado que são a mais marcada forma de intimidade na tradição japonesa. No Japão até os apertos de mão são uma exceção.
• Índia – Coloca-se as mãos como que a rezar e inclina-se para frente.
Esta saudação chama-se “Anjali Mudra” e pode ser realizada em silêncio ou com a palavra “namastê”, que significa “o Deus em mim saúda o Deus que existe dentro de você”.
• Países Islâmicos – Levanta-se a mão ao coração, depois até a testa e então acima da cabeça e diz-se “salaam aleikum”, a outra pessoa, com os mesmos movimentos do braço, responde o contrário, “aleikum salaam”.
A expressão “salaam aleikum” significa “que a paz esteja contigo”, e a resposta “aleikum salaam” é “que a paz esteja contigo também”.
• Egito – Abraço e beijo no rosto (entre homens) / sorriso tímido ou aceno (de mulheres para mulheres ou para homens).
A amizade entre homens é muito importante no Egito, e estes abraçam-se e dão beijos no rosto. As mulheres limitam-se a um sorriso tímido ou um aceno.
Desenvolvimento – o Coordenador organiza os participantes em circulo e escolhe um para que pegue aleatoriamente um dos papéis com o tipo de cumprimento, então essa pessoa terá de ler o que está no papel que escolheu e cumprimentar todos da roda com a respectiva maneira.
Depois é só continuar a brincadeira, preferencialmente escolha os Aspirantes e Apejotistas mais tímidos. A depender do número de participantes cuidado para a brincadeira não ficar cansativa, pois há muitas formas de saudação.
Objetivos – esta dinâmica visa a integração entre os membros do Núcleo, é muito interessante para receber Aspirantes, além de se adquirir conhecimento sobre outras culturas.
Após a atividade pergunte como é lidar com costumes diferentes dos nossos, com qual cumprimento os membros mais se identificaram, e se algum deles já passou por uma situação em que teve de lidar com um costume muito diferente.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 79.
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Dinâmica – “O que você Faria?”
Materiais Necessários – questionários previamente preparados e que contenham perguntas de situações que possivelmente os jovens podem passar (nenhum deve ser igual ao outro).
Exemplos de Perguntas – O que você Faria? – “se visse alguém furtando uma loja”; “se soubesse que o namorado de sua melhor amiga a traísse”; “se encontrasse uma nota de R$ 50,00 na sala de aula durante o intervalo”; “tivesse conhecimento que um colega de sala usa drogas”; “se avistasse um mendigo caído no chão em uma rua movimentada” etc.
Desenvolvimento –
1º Passo – o Coordenador deve distribuir, aleatoriamente, um questionário para cada participante.
2º Passo – cada participante deverá preencher sinceramente seu questionário, utilizando letra de forma e sem identificar se é homem ou mulher.
3º Passo – após todos os participantes terem respondido seus respectivos questionários estes serão embaralhados e o Coordenador irá ler as perguntas e respostas.
4º Passo – todos vão analisar a situação e debater sobre se as respostas escritas realmente são as melhores opções para as circunstâncias elencadas.
Objetivos – realizar reflexões sobre condutas morais, éticas, e fazer análises sobre valores pessoais.
Fonte: Manual Apejotista, Capítulo V - Sugestões de Atividades - pág. 80.
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Subcomissão Estadual de Imprensa & Marketing
Conselho Estadual da APJ/GOB - Tocantins.