menu

terça-feira, 11 de setembro de 2012

APEJOTISTA representará o Tocantins em Projeto da Câmara Federal


A Dileta Prima Natália Barreto Passos, Ductor do Núcleo Alfa FRATERNIDADE E JUSTIÇA DE GURUPÍ, estudante do 3º ano, foi selecionada para integrar o programa Parlamento Jovem Brasileiro como representante do Tocantins na Câmara Federal.

Natália, por ser Ductor, é a Apejotista responsável pela condução dos trabalhos de um Núcleo Alfa. Ela é membro da Ação Paramaçônica Juvenil desde 2010 e participa do Conselho Estadual da APJ/GOB-TO como membro da Subcomissão Estadual Administrativa.

O programa “Parlamento Jovem Brasileiro” - Os jovens Deputados Federais são pré-selecionados pelas Secretarias de Educação dos respectivos Estados por meio da apresentação de um Projeto de Lei, o qual deve versar sobre temas nas seguintes áreas: 

Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

natalia_tocantins

Durante os dias 24 e 28 de Setembro esses jovens estarão Câmara Federal, em Brasília-DF, e terão a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos Deputados Federais no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos Jovens Deputados se dá de acordo, e na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara Federal. Foram selecionados 78 projetos em todo o Brasil.
O Projeto da Apejotista Natália
Natália irá apresentar uma proposta de alteração ao Código de Defesa do Consumidor, como forma a reverter em favor do consumidor vítima de prática comercial abusiva um percentual de 40% do valor arrecadado com multas administrativas aplicadas pelo PROCON, Ministério Público ou Secretaria de Defesa do Consumidor.

Entrevista
1ª Pergunta: O que a motivou a elaborar a proposta que a colocou como representante do Tocantins?
Natália - Por ter conhecimento de diversas práticas abusivas que infligem o direito do consumidor, vivenciadas tanto por meus familiares, como também por vários amigos, culminou na elaboração de um projeto capaz de minimizar esta situação que prejudica exclusivamente o consumidor.

2ª Pergunta: A experiência de ser Ductor (Presidente) de um Núcleo Apejotista contribuiu de alguma forma nesta sua conquista? 
Natália - Sim. Quando estamos presidindo um Núcleo, partindo do ensejo de assumir um cargo (no meu caso Ductor) até o fim de um mandato, vivenciamos a política. Fazendo nossa candidatura, expondo nossas propostas, sendo eleito, e durante a permanência no cargo fazendo projetos que engrandeçam não só nosso o próprio Núcleo, mas também toda a Ação Paramoçônica Juvenil. Desta forma exercemos uma parcela de nossa responsabilidade como cidadão e isso foi fator contribuinte nessa minha conquista.

3ª Pergunta: Em sua opinião como a APJ/GOB colabora para a formação sócio-política dos jovens Apejotistas?
Natália -  A APJ/GOB desperta não só o sentimento cívico-patriota no jovem, mas também a liderança, o convívio em grupo e o respeito às diferenças existentes em cada um, fazendo com que ele tenha o senso critico para avaliar tudo o que aconteça ao seu redor e o discernimento para inúmeras decisões, buscando melhorias para o seu meio. Neste passo, nos Apejotistas nos tornamos obreiros de nosso país, e cidadãos sempre prontos a servir, pois temos certeza que tudo faremos pela APJ e pela Pátria.

Parabéns - A comunidade Apejotistas do estado do Tocantins alegra-se muito com esta conquista, desejamos felicidades nesse projeto, e que você continue sendo esse espelho para outros Apejotista.


Texto e Entrevista: Subcomissão Estadual de Impresa & Marketing